É recomendável realizar um planejamento tributário adequado, buscar oportunidades de compensação de créditos e débitos de ICMS e manter-se atualizado sobre as mudanças na legislação tributária.
A utilização do saldo credor de ICMS deve seguir as regras estabelecidas pela legislação tributária de cada Estado. Geralmente, o saldo credor pode ser utilizado para abater débitos de ICMS em operações futuras, como vendas sujeitas ao imposto.
Se faz necessário manter um controle preciso das operações fiscais, documentar corretamente as operações que geraram créditos de ICMS realizando um levantamento detalhado de todas as operações de entrada e saída de mercadorias, bem como dos créditos de ICMS gerados em cada operação e aproveitar os benefícios proporcionados por essa situação seguindo as orientações da legislação tributária estabelecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado. Não utilizar corretamente o saldo credor de ICMS ou cometer erros na sua utilização pode resultar em autuações fiscais, multas e penalidades.
Diretor Administrativo da Diferencial Tributária, atua no mercado há mais de 12 anos como Auditor Independente. Exerce, também, como Servidor Público Federal o cargo de Diretor Fiscal junto à Agência Nacional de Saúde.
contato@diferencialtributaria.com.br
51 9 9660 2777
Segunda à sexta: 8h – 18h
R. Félix da Cunha, 1009 – sala 401 Moinhos de Vento
Porto Alegre
Av. Juscelino Kubitscheck, 1455, 4º andar
Vila Nova Conceição
São Paulo/SP